Nova idade média

Posted: 5.2.10 | Postado por Brunor da Silva | Marcadores:
Alguns meses atrás foi declarada uma "guerra" entre as emissoras de televisão Rede Globo e Rede Record. Devido ao esquema de corrupção de um dos sócios da emissora de televisão Record e dono da igreja protestante Universal.
Já não era novidade que algumas igrejas protestantes - principalmente a Universal, que arrecada muito dinheiro com seus fiéis e não declara imposto de renda sobre o dinheiro. O que eles fazem com todo esse dinheiro?
Quando penso nessas coisas me vem uma pergunta à mente: o que leva um ser humano "racional" a vender seus bens em "benefício" de algo que ele nunca viu? O que leva um homem a não questionar a bíblia ou qualquer outro dogma da igreja?
Friedrich Nietzsche filosofo do século XIX dizia que o Homem já matou o seu Deus desde quando o mesmo o criou, só não se deu conta apenas. E só se dará conta quando não existir mais moral. Mas será que usar o nome de Deus para ganhar dinheiro não é o fim da moral humana? Será que matar em nome de Deus também? Ou então quem sabe quando os políticos roubam o dinheiro de verbas que seria usado para a construção de um hospital para criancinhas com câncer, isso também não seri o fim da moral?
O niilismo já é algo presente na vida das pessoas. Na vida das pessoas da nova idade média.
A moral humana teve seu fim desde o nascimento da bíblia. Em minha opinião a a bíblia nada mais é do que um conluio de heteronimos feito apenas para que o fanatismo vire "algo" financeiro.
Abraão imolando o seu unico filho é tão lindo quanto o dinheiro que os servos de Deus têm que dar para "edificar o terreno do Senhor, irmões!"
Para mim nada restou daquilo por que Lutero lutou. De suas dissidencias só restou o jogo sujo da nova e antiga idade média. Reforma... não houve, só mudaram a sujeira de lugar.


P.S: "Pai, perdão, mercantilizaram a religião"

3 comentários:

  1. Reinato B ! disse...
  2. Concordo em alguns pontos e discordo de outros. Texto bom, dá pra desenrolar um bom debate...
    Quem se candidata?
    Abraços

  3. Brunor da Silva disse...
  4. O próprio...
    O que tu discorda? E o porquê?

  5. Reinato B ! disse...
  6. Discordo dos dois últimos parágrafos. A meu ver, tu não embasastes a tua idéia de que a Bíblia foi feita "apenas para que o fanatismo vire "algo" financeiro". Sei que, assim como eu, tu nunca lestes a Bíblia e justamente por isso eu não concordo. É lógico que se eu não conheço a Bíblia, logo, não tenho respaldo nenhuma para falar bem ou mal. Porém, tenho meus "achares" e "pareceres" a respeito que não cabe aqui e agora. E já que estamos falando de "achares", eu não acho que a moral humana teve seu fim com o nascimento da Bíblia. Acho e tenho achado.
    Abraços

Postar um comentário